Muito se fala nas profissões do futuro, profissões que dão retorno financeiro ou qualidade de vida. Mas o fator que considero principal é a satisfação no trabalho.Todos querem escolher a profissão ideal para sua carreira, ao 18 anos é muito difícil tomar a decisão que pode direcionar toda a sua vida, trabalhar com internet, na criação de sites, é estar atualizado todo o tempo, é passar horas e dias a frente de um monitor, ou dois monitores para aumentar a produtividade, e acima de tudo lembrar que você é parte de uma industria maior chamada comunicação, que abrange o marketing, a publicidade, o design, os redatores, profissionais de áudio e vídeo, e tantas outras profissões.
A profissão web designer exige muito estudo por parte do profissional. Se você que esta lendo estiver procurando um web designer para criação de sites, confira se este profissional esta atualizado sobre mercado, tendências e tecnologias, pois, este é um fator de risco e o site é muito mais que um cartão de visita é uma ferramenta de marketing de baixo custo em relação a outras mídias de divulgação. E conhecer não é ter diplomas e certificados, e centenas de cursos, mas, utilizar o aprendizado na vida profissional diariamente.
Quando se fala em estudo muita gente oferece cursos e treinamentos, neste outro artigo veja como escolher cursos de web design, mas resumindo deve se verificar se o curso aborda tecnologias suficientes para desenvolvimento de sites de qualidade, veja a capacitação do seu futuro professor e se ele possuir portfólio assim você poderá confirmar se o que é falado sobre este professor de web design é verídico. Verifique também se os software utilizados na escola são os mesmos utilizados pelas agências e estúdios de criação e se estes estão atualizados. Claro que existem outros fatores que devem ser observados, porém, estes são simples de serem notados.
Para quem não pode financiar um curso ou para complementar as aulas os livros são de grande ajuda, pessoalmente adoro livros técnicos nesta outra página alguns livros sobre design, marketing e internet que recomendo ter na sua estante, se você tiver a oportunidade e tempo de ler vários livros que abordem os mesmos assuntos ao mesmo tempo você poderá ter a visão de diversos autores, mais do que a soberania de um professor ou instrutor de informática.
Sites, Blogs, Grupos do Facebook, Orkut, Google e Wikipedia são ótimos recursos de aprendizado particularmente falando aprendo com estes meios todos os dias, porém, verifique sobre o que o a pessoa escreve e veja como ele argumenta, pois, apenas falar sobre um fato é algo muito vago.
Bom agora você já estudou, e conhece o mínimo para entrar no mercado de trabalho não esqueça de praticar sempre, crie, desenvolva, programe. A web está em constante desenvolvimento e você deve acompanhar. Você deve estar antenado a todas as tendências, estas são as que mantém profissionais atualizados a frente da concorrência para isto novamente ressalto Google, Revistas, Livros, Blogs entre outros meios são ótimas ferramentas para manter-se atualizado. E sempre que possível converse com outros profissionais da área.
Estas dicas também valem para outros cursos principalmente os da área de artes visuais, como Design Gráfico.
É isso pessoal este post estará sempre aberto qualquer profissional que queira completar com dicas, basta deixa o comentário que estarei completando e dando os merecidos créditos.
Oi Raphael!
Muito boa a sua idéia geral sobre a profissão, achei bastante interessante pra quem tá iniciando nessa área, como eu. É sempre bom ter a opinião de quem já trabalha ou tem mais experiência com as ferramentas e além de tudo, com o dia a dia do profissional em questão. Espero continuar por aqui, sempre acrescentando conteúdos correlacionados, muito obrigada, adorei!
Eu tenho aprendido a criar sites através de muito auto estudo, pessoalmente considero os cursos na areá muito caros,
para mim ao menos, mas graças a Deus tenho aprendido…acredito que o profissional web sempre terá espaço no mercado, com o crescimento do universo virtual (internet), eu recomendo estudar para web designer, mas é preciso muita paciência… e amor pelo trabalho…
É muito bom saber que artigos como este tem ajudado, concordo que para muitos iniciantes alguns cursos tem valores altos. Uma alternativa são os livros que custam em torno de R$ 70,00 e trazem consigo um grande conjuntos de informação que amplia seus horizontes e estão sempre disponível para consulta, veja aqui alguns Livros Recomendados.
Uma dica que dou veja os sites das grandes agências, que são anunciados nos comerciais, principalmente em datas comemorativas, neles você pode comparar com seu trabalho e ver o que você melhorar para ir além.
Sou farmaceutico aposentado